PILATES na Academia Training Center Sorocaba

Pilates na Training Center Sorocaba

O que é Pilates?

Trata-se de um método de condicionamento físico criado na Alemanha, em 1920, por Joseph H. Pilates. É um sistema completo de exercícios que trabalham mente e corpo, por meio de movimentos contínuos e suaves, com ênfase na concentração, fortalecimento e estabilização do abdome, da coluna vertebral e região pélvica. O método Pilates de exercícios pode ser aplicado visando o condicionamento físico, as correções de alterações posturais, a reabilitação física, a prevenção de patologias e o aumento da consciência corporal.

Porque fazer Pilates na Academia Training Center

O Pilates, aplicado por profissionais treinados e capacitados, tem a finalidade de integrar mente e corpo, proporcionando uma melhora na aptidão física (flexibilidade, força e equilíbrio) e consciência corporal. Para a obtenção de tais benefícios, o método conta com exercícios realizados em equipamentos específicos. Para a prática de Pilates, é recomendado o uso de seis princípios fundamentais, que são: concentração, controle, precisão, fluidez de movimento, respiração e um centro de força.

Quais os principais benefícios do Pilates?

A prática regular do Pilates proporciona ao praticante os seguintes benefícios:

  • Aumento da resistência física e força muscular
  • Alívio de dores crônicas (principalmente envolvendo a coluna vertebral)
  • Alívio das tensões
  • diminuição do estresse
  • Aumento da concentração e equilíbrio corporal
  • Aumento da flexibilidade e maior controle do corpo
  • Maior mobilidade das articulações
  • Melhora da capacidade respiratória e função cardiovascular
  • Melhora da postura corporal

Os benefícios de se combinar Pilates com exercícios aeróbicos

Praticar exercício aeróbico antes e depois do método Pilates ajuda a melhorar a capacidade cardiorrespiratória, pois se trata de um exercício que aumenta a freqüência cardíaca e, conseqüentemente, o fluxo sanguíneo dos músculos, ocorrendo maior oxigenação e produzindo mais energia, resultando em queima de calorias e maior qualidade de vida.

De acordo com pesquisadores da Califórnia State University (American College of Sports Medicine), exercícios aeróbicos como bicicleta Spinning (Bike Training), ergométrica, elíptico e esteira, antes e depois do Pilates, tem demonstrado melhores resultados principalmente na capacidade respiratória.

O exercício aeróbico faz com que a freqüência cardíaca se eleve, conseqüentemente respira-se de maneira intensa por um período prolongado de tempo, o fluxo sanguíneo para os músculos aumentam, uma maior oxigenação ocorre, e o corpo produz mais energia proporcionando maior qualidade de vida. (fonte: American College of Sports Medicine).